sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comentários

Caros alunos,

A participação no Blog tem sido muito boa, em breve estarei incluindo novos textos e novos vídeos para que vocês assistam e postem seus comentários.

Wagner

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Comentários

Caros alunos,

Sei que vocês estão visitando o blog e estão assistindo um dos vídeos, acontece que não estão postando os comentários sobre o vídeo assistido. Coloquem um rápido comentário, para que eu possa avaliar, se não ficará com apenas metade da nota.

Abraços

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Viagem de campo da UFRGS

LIsta de exercícios

LISTA DE EXERCÍCIOS

  1. Cite três aplicações gerais para o ensino de geociências.
As geociências são utilizadas estudar e explicar a origem e evolução do planeta Terra, para localização de recursos minerais e energéticos, água subterrânea, solução de problemas ambientais e para o auxílio em obras de construção civil.


  1. Identifique pelo menos duas evidências de que o planeta Terra é subdividido em camadas e seu interior é composto de rocha fundida.
A observação direta de meteoritos e dos vulcões permite evidenciar que o interior da Terra é formado por rocha fundida, assim como sua divisão em camadas, já as observações indiretas se dão pela propagação das ondas sísmicas e seu posterior registro, quando da ocorrência de terremotos.


  1. Explique a diferença entre a Litosfera e a Astenosfera.
A litosfera corresponde a crosta continental e oceânica mais a parte superior do manto, já a astenosfera corresponde a camada plástica sob a litosfera.


  1. Como se divide o tempo geológico? Identifique os métodos que permitem subdividir a história do planeta.
O tempo geológico divide-se em Eons, Eras, Épocas e Idades. Essa subdivisão incialmente foi determinada pelo conteúdo fóssil das rochas sedimentares, posteriormente a descoberta da radioatividade permitiu a datação das rochas devido ao seu decaimento radioativo.


  1. Elabore um conceito para mineral.
Resposta pessoal do aluno. Elemento ou composto químico natural, inorgânico, sólido como composição química e estrutura cristalina definida


  1. Defina pelo menos três propriedades físicas dos minerais.
Propriedades: clivagem, traço, cor, brilho, hábito, dureza, densidade ou peso específico. A clivagem corresponde a capacidade do mineral partir-se em plano paralelos, o traço é a cor do pó do mineral, deixado quando se risca uma placa de porcelana, a dureza é a resistência que o mineral oferece ao risco, hábito é a formna externa do mineral.


  1. Explique a diferença entre isomorfismo e polimorfismo.
O isomorfismo o mineral apresenta a mesma estrutura cristalina e composição química diferente como a calcita e a dolomita, porém composições químicas diferentes. Já o polimorfismo o mineral apresenta a mesma fórmula química porém estruturas cristalinas diferentes, como o diamante e a grafita.


  1. Identifique e exemplifique três usos econômicos dos minerais.
Os minerais são classificados como: Gemas: minerais valiosos como pedras preciosas devido a cor, brilho dureza, etc.Ex.: Diamante; Coríndon: vermelho (Rubi), azul (Safira); Berilo: verde (Esmeralda); azul/verde (Água Marinha), rosa (Morganita); Turmalina: rosa (Rubelita), verde (Esmeralda brasileira); Granada (avermelhada); Zircão (incolor); Feldspato: verde (Amazonita); Minerais de valor econômico / financeiro: Ouro; Platina; Prata; Minerais ornamentais: Calcita (Mármores); Feldspato; Gipsita; Abrasivos: Diamante; Coríndon; Sílex; Cerâmica: argila; Fertilizantes: Apatita; Aparelhos óticos: Fluorita; Quartzo; Refratários: Magnesita; Bauxita; Zircão; Argila, Mica; Minerais metálicos de uso industrial: Bauxita (Al); Arsenopirita (Arsênico); Galena (Pb); Calcocita e Calcopirita (Cu); Cromita (Cr); Cassiterita (Estanho); Hematita e Magnetita (Fe), Pirolusita (Mn); Uraninita (U); Rutilo (Ti); Scheelita (W); Ouro e Prata; Minerais não-metálicos de uso industrial: Calcita (cimento); Bentonita e argilo-minerais (construção civil); Diatomita (tintas); Areia e Argila (construção civil)
  1. Como se classificam os minerais segundo sua composição química.
Classificam-se segundo seu radical anionico em Silicatos, Carbonatos, Sulfetos, Sulfatos, Óxidos, Hidróxidos, Fosfatos, Arseniatos
  1. Identifique pelo menos cinco dos minerais mais comuns para a formação de rochas.
Quartzo, Feldspatos, Piroxênios, Anfibólios, Micas, Argilas e Olivinas.

  1. Elabore um conceito de Rocha.
Resposta Pessoal do Aluno. Rochas são agregados naturais de um ou mais minerais.

  1. Como se formam as rochas ígneas ou magmáticas? Explique a diferença entre rochas ígneas intrusivas e extrusivas.
As rochas ígneas se formam pela consolidação, resfriamento, solidificação ou arrefecimento do magma. As rochas ígneas intrusivas resfriam-se nas câmaras magmáticas no interior da litosfera, enquanto as rochas ígneas estrusivas tem seu resfriamento na superfície.

  1. Como é possível identificar, no campo, a diferença entre uma rocha vulcânica e uma plutônica.
As rochas plutônicas ou intrusivas, devido seu resfriamento ocorrer em profundidade, terão mais tempo para desenvolver cristais, assim geralmente apresenta minerais bem desenvolvidos. Já as rochas ígneas vulcânicas, devido sua rápida cristalização, formará uma rocha compacta, onde os cristais são milimétricos.

  1. Para classificar as rochas ígneas, quais são os parâmetros avaliados.
Geralmente a classificação das rochas ígneas baseiam-se no teor de Sílica (SiO2) e no tamanho dos cristais.

  1. Como se formam as rochas sedimentares clásticas, as químicas e as orgânicas. Cite um exemplo para cada tipo de rocha.
As rochas sedimentares clásticas ou detríticas se forma pela acumulção e compactação de fragmentos, de diversos tamanhos, de outras rochas, exemplo: arenitos e argilitos. As rochas sedimentares químicas se formam pela precipitação de substâncias dissolvidas na água, devido alterações do meio líquido como temperatura e grau de saturação, como os evaporitos e os calcários, já as rochas sedimentares orgânicas ou biogênicas, formam-se pela acumulação de restos de seres vivos , como o carvão mineral e o calcário.
  1. A formação de rochas sedimentares biogênicas depende da acumulação de matéria orgânica juntamente com os sedimentos. Que produtos são gerados a partir dessa situação.
São gerados os calcários de origem orgânica, o carvão mineral e o petróleo.

  1. Quais as etapas que envolvem a formação dos sedimentos.
Os sedimentos dependem da ação do intemperismo que desagrega e dissolve as rochas, seguido da erosão que arranca as partículas, logo depois temos o transporte e a deposição.

  1. Identifique as etapas responsáveis pela transformação do sedimento numa rocha sedimentar.
O processo de litificação ou endurecimento do sedimento depende da diagênese, que por sua vez envolve a compactação, a cimentação  e a recristalização.

  1. O parâmetro utilizado para classificar as rochas sedimentares clásticas ou detríticas é a granulometria, ou seja, o tamanho dos grãos. Liste essa classificação do mais grosseiro ao mais fino.
Matacões, Blocos ou Seixos, Grânulos, Areia Grossa, Areia média, Areia Fina,  Silte e Argila.
  1. Explique como se formam as rochas metamórficas.
As rochas metamórficas são derivadas de outras rochas previamente existentes, que por algum evento geológico tiveram suas condições de equilíbrio alteradas, com por exemplo alterações nas condições de pressão e/ou temperatura.
  1. Identifique e explique pelo menos dois fatores determinantes do metamorfismo.
A temperatura é um dos principais fatores determinantes do metamorfismo, seu aumento ocorre da superfície para o interior da Terra, isso se dá pela proximidade com o manto, já a pressão aumenta não só pelo peso das camadas sobrepostas, mas também resultante do movimento das placas tectônicas.

  1. Identifique os principais tipos de metamorfismo, explique um deles.
São conhecidos o metamorfismo Regional ou Dinamotermal, o Local ou Termal, o Dinâmico ou Cataclástico, o de Impacto, o de Soterramento. O metamorfismo Regional está restrito aos limites de placa tectônicas, onde as altas pressões e temperaturas dominantes provocam a formação de grandes cadeias de montanhas. O metamorfimo Local ou Termal se dá pelo contato das intrusões ígneas com as rochas encaixantes.

  1. Como são classificadas as rochas metamórficas. Cite pelo menos três delas.
As rochas Metamórficas podem ser classificadas como Foliadas, quando apresenta minerais planos orientados segundo uma direção preferencial, como os xistos, gnaisses, ardósias; já as não foliadas apresentam aspectos compacto, sem qualquer orientação planar, como os mármores. 

  1. O que é magma? Qual a diferença entre um magma ácido e outro básico.
O Magma é uma mistura de minerais fundidos (silicatos e alumino-silicatos) e gases em dissolução (CO2, F, Cl, S, etc.), ou rocha derretida. Pode ser dividido em magmas ácidos, intermediários e básicos, de acordo com o teor em Sílica (SiO2). Ácidos > 60% de SiO2; Básicos < 52% SiO2, assim os magmas ácidos são mais ricos em sílica, portanto são mais viscosos e claros, e os magmas básicos são pobres em sílica, menos viscosos e escuros. 
  1. Em quais situações são mais favoráveis a localização de câmaras magmáticas.


Nas Cadeias Mesoceânicas: cadeias de vulcões submarinos no eixo central dos oceanos, onde a formação de Crosta Oceânica. Ex.: Cadeia Mesoceânica do Atlântico; Zonas de subducção: faixas lineares ao longo de margens continentais ativas, onde ocorre a destruição de Crosta Oceânica. Ex.: Margem Continental Andina e nos Pontos Quentes (Hot Spots): plumas ou câmaras magmáticas no Manto Inferior, formadas por um aumento anômalo da temperatura local. 

  1. O vulcanismo corresponde a todas as atividades magmáticas que se desenvolvem na superfície do planeta. Identifique os principais materiais produzidos pelo vulcanismo.
Materiais no estado líquido como a Lava: massa magmática em estado parcialmente fundido, Material piroclástico: tufos (fração areia fina); blocos (> 5 cm); bombas (lava consolidada durante a trajetória no ar); lapilli: material ejetado em forma alongada, cinzas e Gases: CO2, F, Cl, S, etc.
  1. Que fator é fundamental para a viscosidade do magma.
A viscosidade do magma está intrinsicamente ligada ao teor de sílica, quanto maior o teor de sílica maior a presença de tectossilicatos, grupo de silicatos com estrutura cristalina tridimensional que torna o magma mais viscoso.

  1. O plutonismo corresponde as atividades magmáticas que se desenvolvem dentro da crosta, nesse processo quais estruturas são geradas.
Os contatos dos corpos plutônicos com as rochas encaixantes são abruptos e podem ser concordantes (corpos maiores) ou discordantes (corpos menores). Os corpos intrusivos menores são representados pelos diques, veios, necks vulcânicos e apófises, que normalmente cortam as estruturas internas das rochas encaixantes em ângulo. Já os corpos maiores, soleiras (sills), com formas tabulares; lacólitos, com formas de cogumelo; batólitos; e stocks, cortam as estruturas em baixo ângulo 

  1. Os terremotos correspondem a liberação de energia, proveniente do acúmulo de tensões geradas pelo impacto das placas tectônicas. Explique a diferença entre ondas primárias e secundárias.
A propagação se dá por ondas elásticas que se propagam radialmente em todas as direções (ondas esféricas). Há a vibração das partículas sem, contudo, haver seu deslocamento. Estas vibrações podem ser longitudinais ou transversais. Nas ondas longitudinais (ou ondas primárias - P), as partículas do meio vibram através de dilatações e compressões, paralelamente à direção de propagação. São as ondas mais velozes e se propagam tanto em meio sólido, liquido e gasoso. Nas ondas transversais (ou ondas secundárias - S), as vibrações das partículas são perpendiculares à direção da propagação, através de deformações tangenciais (cisalhamento). As ondas S são mais lentas e só se propagam em meio sólido. Quando as ondas P e S atingem a superfície terrestre geram ondas superficiais (Love e Rayleigh).
  1. Identifique pelo menos três causas para a ocorrência de terremotos ou abalos sísmicos.
As causas podem ser Tectônicas: movimentos das placas tectônicas próximos aos seus limites, posicionamento de magmas (Vulcanismo) dentro da crosta, desabamento de cavernas calcárias (Sumidouros), impacto de meteoritos, explosões provocadas pelo homem e preenchimento de represas.

Atividade de pesquisa

Olá alunos,

Conforme solicitado, vocês poderão postar suas atividades nesse blog, ao mesmo tempo, poderão esclarecer dúvidas dos exercícios postados.

Um abraço